Projeto premiado

Prêmio Destaque de Atividades Extensionistas "Paulo Freire"

15/03/2022 - 00:51 atualizado em 15/03/2022 - 08:44
Projeto de extensão intitulado "Estágios de Vivências: Cultura afro-brasileira e educação para as relações étnico-raciais", coordenado pelo Prof. Anderson Pereira Portuguez, docente dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Geografia do Instituto de Ciências Humanas do Pontal, em parceria com a Profa. Mical de Melo Marcelino, do Curso de Pedagogia, foi contemplado no Edital de Chamada Pública PROEXC nº 103/2021 "Prêmio Destaque de Atividades Extensionistas 'Paulo Freire'".
O projeto premiado teve como objetivo contribuir na formação continuada de professores em atuação nas escolas de Ituiutaba e região, bem como de estudantes dos cursos de Licenciatura do campus Pontal. No total 40 participantes foram, capacitados.
Tal ação visa à implementação das leis 10.639 e 11.645, cujo cumprimento efetivo ainda se constitui em um grande desafio para as escolas, sobretudo no tocante à construção de práticas pedagógicas antirracistas de base descolonial, que contemplem temas de relações étnico-raciais em uma perspectiva crítica e emancipadora.
Contamos com o fomento do PEIC 2019-2020. As ações se basearam na elaboração e realização de estágios de vivência em uma comunidade tradicional de matriz afro-brasileira (Axé Olorigbin, localizado em Ituiutaba, MG), na qual pretendeu-se que os docentes e discentes envolvidos pudessem conviver um fim de semana com os  membros do grupo receptor e a partir daí, entenderem suas práticas sociais, arte, artesanato, cosmovisão, cosmovivência, organização comunitária, hierarquia  administrativa e religiosidade. Utilizamos ainda como material de apoio, uma publicação destinada exclusivamente a esta vivência, intitulada “Contos de uma África  Mítica”, que traz narrativas sobre os valores civilizatórios da cultura afro-brasileira.
Uma vez municiados pela experiência e de posse do material de apoio paradidático, os professores e alunos envolvidos produzam e implementem em suas escolas,  projetos de intervenção relativos à temáticas antirracistas, sob orientação e acompanhamento da equipe executora do PEIC. Os resultados e reflexões foram apresentados em um seminário de cuminância, sendo também incentivadas a divulgação em publicações e participação em eventos acadêmicos da área.

Tópicos: